Lô Pimentinha

Lô Pimentinha
Devaneios de uma mulher, filha, amiga e advogada piperácea, cujos frutos são bagas picantes. Pensamentos habitualmente utilizados como tempero do cotidiano.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Céu ou inferno — é sempre você


Jean-Paul Sartre tem uma frase muito famosa: "O inferno são os outros". Essa é a ideia de quase todas as pessoas do mundo, exceto alguns budas: o inferno são os outros.

Não concordo com ele, embora essa seja a experiência de milhões de pessoas. Parece absolutamente certa, mas não é, não há sequer um átomo de verdade na frase. O inferno é sempre você. Você pode ser o inferno, pode ser o céu —é sempre você, é sua decisão.

O céu não é um lugar. Você tem de criá-lo, assim como cria o inferno. É um estado psicológico. E, quando você sabe que é o criador, há uma grande liberdade.

Se o outro é responsável, você não está livre, está sempre amarrado, porque o outro sempre pode criar amargura ou felicidade para você. Dos dois jeitos você é dependente, e ninguém gosta de dependência.



Osho, em "Meditações Para a Noite"

Imagem por bookgrl

Um comentário:

Sergio Rodrigo disse...

O Jean-Paul Sartre deve ter atribuido o inferno a outrém talvez pelo fato de que, este respectivo outrém seja meramente o efeito, resultado final da concepção negativa que chega a ele.
Mas, concordo com seu pensamento. Infelizmente ainda temos a cultura de aplicarmos a famosa "Filosofia de Homer Simpinson": A culpa é minha e por isso coloco ela onde eu quiser! Foi você!! rs
O Céu e o Inferno são estados de espírito e se realizam no indivíduo conforme a harmonia ou desarmonia que se encontra.
No passado, por conta de pensamentos primitivos, hermeneutica errônea dos textos evangélicos e não menos com fulcro de mera transferencia de culpa, o cristianismo chegou a geograticar o céu no hemisfério norte e o inferno no hemisfério sul. O resultado de tal pensamento podemos ver hoje com o preconceito que se criou: Basta olharmos o mapa mundi e verificarmos onde se encontram os paises desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Tudo para que pudessemos, também, transferir a culpa de nossos atos para o tal de "satanás".
Fazendo uso da hermeneutica correta, verificamos que "oreino dos céus", "as moradas da casa do pai" que se encontram nos textos cristãos querem dizer o seu estado de consciencia e não um lugar geografico.
Em suma, quer ir para o céu? Mantenha-se alegre, feliz, pratique seus conceitos éticos, seja uma pessoa de bem, sincera e não dependente de materialismo para existir.
O inferno será a desarmonia com relação aos acima descritos.
Gostei do seu blog.
Pax Et Lux.
Sergio Rodrigo